Júnior Neves – 18/11/2023
O valor de um imóvel tem muito a ver com sua localização, isto todo mundo sabe, mas no momento de se avaliar um imóvel alguns fatores também devem ser analisados e muito bem descritos no laudo.
As vias de acesso, são pontos fundamentais para se analisar, principalmente quando se está avaliando imóveis industriais, como galpões, plantas industriais e outros. Mesmo em caso de avaliação residencial, os acessos são muito importantes, pois o deslocamento hoje nas grandes cidades, são um problema muitas da vezes. Vias com muito congestionamento, ou mesmo muito estreitas, com poucas possibilidades de rotas alternativas, tudo isso dificulta a comercialização, diminuindo muito a liquidez do ativo e muitas vezes até inviabilizando a negociação.
Você conhece os tipos de vias que temos?
As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.
“VIA URBANA – ruas, avenidas, vielas, oucaminhso e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente pos possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.”
1- VIA DA TRÂNSITO RÁPIDO
As vias de trânsito rápido possuem um acesso especial, sem interseções de nível, e não são ligadas diretamente a lotes, além de não apresentarem passagem
direta de pedestres no nível da via. Para essa subcategoria, a velocidade máxima é de 80 Km/h. A pista expressa da marginal Tietê, em São Paulo é um exemplo.
2- VIA ARTEIRAL
As vias arteriais são as avenidas que ligam duas regiões de uma cidade. O CTB define que elas são controladas por semáforos e que possuem interseções em
Nível, o que possibilita acesso a lotes e outras vias. A velocidade máxima é de 60 Km/h. Um exemplo é a Avenida Rebouças, também em São Paulo.
3- VIA COLETORA
Como o nome sugere, as vias coletoras têm função de coletar e redistribuir o trânsito pela cidade. Geralmente, elas ligam as vias arteriais e rápidas às locais.
A velocidade máxima delas é de 40 Km/h, segundo o CTB.
4- VIA LOCAL
Destinadas ao tráfego local, este tipo de via não possui semáforos e é utilizado para acessar locais, em geral, privados. Em poucas palavras, este tipo é formado pelas ruas tradicionais, cuja velocidade máxima é de 30 Km/h.
Lembrem-se sempre, entenda qual a demanda de sue cliente e faça sempre mais do que esperam de você, nossos serviços são vendidos muito pelas indicações, seja proativo.